Por vezes percebo que a pergunta está direcionada não apenas à fala, mas qualquer ato comunicativo que a criança exerça para demonstrar desejos, sentimentos e pensamentos. Mas, também ocorrem casos nos quais a criança comunica-se bem por gestos, expressões faciais e ações, é esperta, compreende rotina e ordens simples, porém emite poucos ou nenhum som de fala.
Linguagem x Fala
Em alguns casos, podemos estar diante de problemas de LINGUAGEM ou FALA e por isso é importante esclarecer um pouco sobre cada uma delas:
Linguagem: é a percepção de que tudo ao nosso redor tem nome e significado e que a interação nome/ significado dá origem às palavras (linguagem verbal), também considera-se o uso dos gestos e expressões corporais e faciais (linguagem não-verbal).
Fala: são os movimentos de língua, lábios, bochechas, palato mole e músculos da face que juntamente com a voz resultam em emissão dos sons das palavras.
Então, linguagem e fala são coisas diferentes mas que precisam desenvolver-se juntas ao longo do crescimento da criança para que haja expansão das habilidades comunicativas de maneira que a interação com os pares ocorra de maneira fluida e carregada de trocas.É
Desenvolvimento da Linguagem e Fala
Ainda na vida intrauterina (último trimestre da gravidez) o bebê ouve o que ocorre no meio externo reagindo com saltos de estresse ou tranquilidade, sustentando então que a percepção e reação aos contextos é bem inicial.
Para confirmar os parâmetros auditivos que são importantíssimos para o desenvolvimento da criança; no Brasil é obrigatório a realização do Teste da orelhinha, ainda na maternidade de maneira gratuita e garantida por lei. Se o resultado da avaliação indicar possível perda auditiva, o bebê é encaminhado para realização de testes mais conclusivos.
A maneira inicial de comunicação é por meio do choro, sendo um recurso que bebês de até 3 meses utilizam amplamente e após esse período de choro intenso começa o balbucio de vogais e posteriormente sílabas /padama/. Após o período de choro e balbucio segue-se a gesticulação e a imitação, sendo o primeiro iniciado por volta do 8°/9° mês quando o bebê nota que o outro é alguém com quem pode comunicar-se e o segundo, imitação, a criança imita o falante adulto e assim expande o seu repertório gramatical.
Assim, notamos que o desenvolvimento da linguagem e da fala são muito importantes uma vez que caminham lado a lado, um amparando o outro para o pleno funcionamento comunicativo da criança.
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