As dificuldades de comunicação com outras pessoas podem ser frustrantes para seu filho. Quer seu filho tenha dificuldade em entender o que os outros estão dizendo ou tenha dificuldade em se expressar devido a dificuldades de linguagem ou articulação, seu filho precisa de terapeutas que entendam a ampla gama de estratégias de comunicação disponíveis, incluindo o uso de alternativas, como dispositivos de comunicação.
Quem são os fonoaudiólogos e o que eles fazem?
Os fonoaudiólogos são especialistas em comunicação. Trabalham com pessoas de todas as idades, desde bebês a adultos. Tratam muitos tipos de problemas de comunicação e deglutição. Isso inclui problemas com:
Sons da fala – como dizemos os sons e os juntamos em palavras. Outras palavras para esses problemas são articulação ou transtorno fonológico, apraxia da fala ou disartria.
Linguagem – quão bem entendemos o que ouvimos ou lemos e como usamos as palavras para dizer aos outros o que estamos pensando. Em adultos, esse problema pode ser chamado de afasia .
Alfabetização – quão bem lemos e escrevemos. Pessoas com distúrbios de fala e linguagem também podem ter problemas de leitura, ortografia e escrita.
Comunicação social – quão bem seguimos as regras, como nos revezar, como falar com pessoas diferentes ou quão perto de alguém quando conversamos. Isso também é chamado de pragmática .
Voz – como soam nossas vozes. Podemos parecer roucos, perder a voz facilmente, falar muito alto ou pelo nariz, ou ser incapazes de emitir sons.
Fluência – também chamada de gagueira , é o quão bem a fala flui. Alguém que gagueja pode repetir sons ou fazer muitas pausas ao falar. Muitas crianças passam por um período em que gaguejam, mas a maioria supera isso.
Comunicação cognitiva – quão bem nossas mentes funcionam. Os problemas podem envolver memória, atenção, resolução de problemas, organização e outras habilidades de pensamento.
Alimentar e engolir – como podemos sugar, mastigar e engolir alimentos e líquidos. Um distúrbio de deglutição pode causar má nutrição, perda de peso e outros problemas de saúde. Isso também é chamado de disfagia .
Onde encontrar
Aqui no Espaço Ciranda nos dedicamos a construir a ponte na comunicação de seu filho. Cada sessão usa energia e interação ideais entre seu filho e a terapeuta para obter o máximo de seu filho. As sessões de Fonoaudiologia no Espaço Ciranda raramente envolvem sentar-se quieto em uma mesa com papéis, em vez disso, usamos o movimento e a aprendizagem experiencial para encorajar cada criança a desenvolver e aprender novas habilidades de comunicação.
Nossa equipe de Fonoaudiologia pode ajudar seu filho nas seguintes áreas:
- Linguagem expressiva;
- Linguagem receptiva;
- Interação social e pragmática;
- Dificuldades de alimentação e deglutição;
- E muito mais.
A terapia deve começar o mais rápido possível. Crianças inscritas na terapia no início (antes dos 5 anos de idade) tendem a ter melhores resultados do que aquelas que começam a terapia mais tarde.
Isso não significa que crianças mais velhas não possam progredir na terapia; eles podem progredir em um ritmo mais lento porque muitas vezes aprenderam padrões que precisam ser alterados.
Agende uma visita e avaliação clicando aqui ou no botão abaixo.