As Habilidades pré- linguísticas são importantes para o desenvolvimento da criança antes mesmo de falar, é a base para ela desenvolver a competência linguística em si. São elas: atenção, imitação e engajamento.
1. Atenção
Bottom-up (de baixo para cima)- Quando percebemos estímulos aos quais não estávamos atentos. Como por exemplo, quando estamos sentados na grama e nos chama a atenção o movimento dos galhos das árvores e caída das folhas devido a ação do vento. Nesse instante não estávamos atentos olhando e esperando isso acontecer, apenas notamos quando ocorreu. É bastante comum em crianças que estão executando várias funções, mantendo a atenção a tudo e a coisa alguma ao mesmo tempo e quando “do nada” notam que o pai desligou a TV na qual passava o desenho animado.
Top- down (de cima para baixo)- Quando focalizamos especificamente em algo que procuramos ou desejamos, mantendo assim a concentração total. Durante uma série de exercícios da academia, nos mantemos atentos à respiração, postura e repetições para concluir o ciclo. Nas crianças um exemplo seria quando cumprem as regras dos jogos a fim de alcançar os objetivos, ao montar quebra cabeças ao aguardar a chamada na escola, entre outros.
2. Engajamento
Quanto mais atenta a criança se mantém maior o seu nível de participação/engajamento nas atividades, assim é possível perceber que o envolvimento da criança dependerá de fatores e condutas que lhe motivem a manter-se atuante nos momentos que envolvem exercícios, brincadeiras e aprendizagem.
Quanto mais ativação cerebral estiver envolvida em uma atividade melhor será o registro na memória da criança e por consequência o ensinamento será mais amplamente adquirido e solidificado. Para isso, é muito importante ativar os sentidos da visão, audição, tato, paladar, olfato e preferências da criança a fim de que haja ampliação da forma de receber os estímulos.
3. Imitação
A imitação é uma ação que desde bem pequeno é possível observar nas crianças, assim de maneira natural por volta dos 12 meses inicia-se a imitação de ações, gestos e expressões que os adultos fazem nas interações com a criança. Dessa forma, é comum solicitar que a criança execute gestos de apontar partes do corpo, mandar beijo, expressões faciais (alegria e susto, por exemplo) e ações que anteriormente são demonstradas para a criança de maneira imediata ou anterior. Para que a criança imite é importante que os fatores anteriores de atenção e engajamento estejam ativamente presentes para ocorrência da ação de imitar.
Dessa maneira, as funções pré- linguísticas são a base para o surgimento inicial das primeiras palavras existindo então uma importante relação entre sua aquisição e interação com o desenvolvimento das crianças.
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