🍉🍎Quando a criança apresenta seletividade alimentar é importante que a mesma seja acompanhada por um profissional qualificado. 🍒🍓
Durante o processo de intervenção, cabe ao profissional, inicialmente, indicar a maneira com que este ponto deve ser abordado, definir quanto ao tipo de alimento será ofertado e quando é o melhor momento para a introdução alimentar.
Pois, muitas vezes, para esse tipo de caso a intervenção não se inicia com a apresentação e oferta do alimento e sim com estratégias que antecedem este momento, como, por exemplo, a modulação sensorial, aperfeiçoamento de habilidades motoras globais, finas e orais, assim como sanar possíveis alterações emocionais, comportamentais e orgânicas (como alterações gastrointestinais e respiratórias), para posterior intervenção com o alimento.⠀⠀⠀
🚩 A aproximação e oferta dos alimentos devem ser realizadas de maneira gradual, como por
exemplo:
1- Criança tolerar visualizar o alimento;
2- Tolerar estar presente no mesmo ambiente que o alimento;
3- Cheirar o alimento;
4- Tocar;
5- Aproximar alimento do rosto;
6- Beijar;
7- Lamber;
8- Provar.
🍟 O contato com o alimento e o momento da refeição deve ser prazeroso e divertido.
Portanto, todo esse processo deve ser realizado de maneira lúdica, ou seja, por meio do brincar, sempre mantendo o interesse e motivação da criança. Não devendo ser forçada a ingestão do alimento nem colocado alimentos escondidos durante a refeição, pois isso pode agravar ainda mais a seletividade alimentar apresentada pela criança.
💭 Seja criativo 💭
📍 Já pensou em jogar boliche com uma fruta? Ou até mesmo fazer moldes de animais com o alimento? Que tal fazermos uma piscina de suco, gelatina ou caldinho de feijão para os animais? Ou até mesmo aquela receita em família?!
🍭 Use da sua criatividade na aproximação com o alimento, e saiba: nem sempre é o momento de oferecer o alimento para a criança. 💥 Muitas vezes somente olhar já é um grande desafio.
Agende uma visita e avaliação clicando aqui ou no botão abaixo.