O BRINCAR E SUA IMPORTÂNCIA
Dentre os papéis ocupacionais que uma criança desempenha em nossa sociedade são basicamente de estudante, atividades de vida diárias – AVD’s e principalmente o de brincante. De acordo com Parham&Fazio, (1997) brincar é “Qualquer atividade espontânea ou organizada que proporciona prazer, diversão, distração, divertimento ou entretenimento”.
É uma atividade humana criadora, na qual imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas possibilidades de interpretação, de expressão e de ação pelas crianças, assim como de novas formas de construir relações sociais com outros sujeitos, crianças e adultos.
Então o brincar para a criança tem que ser motivador, gerador de prazer, divertimento, tudo isso, de uma forma intrínseca, sem que a criança necessite se esforçar para isso.
A forma como a criança brinca modifica conforme seu desenvolvimento psicomotor e socioemocional, aumentando seu nível de complexidade; mas em todas as fases sendo rica para o desenvolvimento global da criança, compondo aspectos emocionais, motores, sociais, sensoriais e de comunicação e linguagem.
VOCÊ SABIA QUE EXISTEM TIPOS DE BRINCAR?
BRINCAR PARALELO
Esse modo de brincar é mais comum nas crianças até os 3 anos de idade, ficando bem claro a diferença do brincar das crianças mais velhas. Nessa fase as crianças são muito observadoras e imitam umas às outras, mas não necessariamente estão brincando com o mesmo brinquedo de forma conjunta. Ou seja, podem estar brincando lado a lado, dividindo o mesmo ambiente, uma pode “roubar” o brinquedo da outra, assim como podendo imitar o som e forma como a outra brinca, mas sem compartilhar do mesmo objeto de forma colaborativa.
O Brincar Paralelo é o início da vinculação das crianças com sua família e os pares, por isso mesmo que aparentemente as crianças não estejam atentas ou interagindo com as outras, há sim uma observação das ações individuais, constituindo então o início da relação de amizade das crianças.
Nesse momento é muito evidente também o brincar funcional, ou seja, usar objetos/brinquedos de maneira apropriada a sua função. Ex: chutar a bola, passar o carrinho na pista, entre outros.
BRINCAR IMAGINÁRIO
Entre as crianças menores a linha entre a imaginação e a realidade é incrivelmente abundante, uma vez que elas iniciam o “faz de conta” e a exploração da criatividade levando a criança a construir situações ilusórias e imaginárias, em que objetos podem ter funções e características as quais não possui na realidade, como, uma panela virar um capacete ou chapéu, isso de acordo com os gestos e falas da criança. Podendo também envolver trocas de papéis, como, brincar de médico, professor, casinha, entre outros.
Para que a brincadeira imaginária ocorra não é preciso dispor de muitos materiais ou espaço, fazendo com que o maior e melhor recurso seja a criação livre de lugares, personagens, ações e circunstâncias; assim os limites impostos pela realidade são transpassados. A criança experimenta sensações e contextos diversos sem sequer sair do ambiente que realmente está, mudando a perspectiva e sensações ao decorrer do tempo da brincadeira.
Comumente nesta fase, a partir dos 3 anos de idade, as crianças têm amigos imaginários. Sendo este um período rico para o desenvolvimento da criatividade e comunicação.
BRINCAR COLABORATIVO
Este modo de brincar acontece após as crianças passarem pelas fases citadas anteriormente. O brincar colaborativo inicia-se quando as crianças buscam umas às outras para interagir, trocar e divertir-se juntas. Assim, nessa fase espera-se que as crianças compreendam e assimilem bem que para a brincadeira continuar é necessário a presença e participação do outro. Mas, para que o momento da brincadeira seja realmente colaborativo é preciso que um aceite partilhar os itens com o outro, permitindo que todos tenham acesso ao item; também é importante o engajamento de todos e o respeito da ordem de quem irá seguir utilizando o brinquedo ou executando a ação da brincadeira. Além do mais, o brincar colaborativo requer que a criança cumpra as regras pré-estabelecidas e negocie como seguirá o momento da brincadeira, qual a função e papel de cada criança na atividade.
Portanto esse tipo de brincar é composto basicamente por partilhar, respeitar a sua vez, cumprir regras e negociar.
POR QUE O BRINCAR É IMPORTANTE?
Durante o brincar conseguimos ensinar todas as habilidades que desejamos para a criança, permitindo o aprendizado de aspectos importantes para seu desenvolvimento de forma global, como, desenvolvimento de habilidades motoras globais e finas, cognição, atenção, regras e limites, socialização, resolução de problemas, afetividade e regulação emocional, memória, imitação, criatividade, entre outras. Habilidades essas essenciais para as funções que serão desempenhadas durante toda a vida. Portanto quando uma criança brinca ela está se preparando para os desafios da vida.
Além de proporcionar diversão, a brincadeira contribui para a autoconfiança e superação de desafios, fazendo com que a vivência de novas sensações e experiências proporcionem reflexões e aprendizados importantes para o desenvolvimento infantil. Dessa forma, contextos lúdicos podem auxiliar tomadas de decisões e adaptações imprescindíveis para a posterior vida adulta, uma vez que crianças que acessam constantemente a imaginação e faz de conta manifestam pensamentos e emoções que poderão auxiliá-las nos anos da vida adulta.
Desse modo, sempre observe e acompanhe seu filho enquanto brinca. Assim conseguirá conhecer a profundidade de seu desenvolvimento motor, social, emocional e intelectual. Aproveite e chame a criança que mora em você para brincar com a(as) criança (as) que você ama! Vai ver que é muito divertido!