Terapia ocupacional ( TO ) é uma profissão da área da saúde que estuda a atividade humana e o desempenho nas ocupações. As ocupações são atividades desempenhadas cotidianamente pelos indivíduos, grupos ou populações e se inclui como áreas de ocupação as atividades de vida diária (AVD), atividades instrumentais de vida diária (AIVD), descanso e sono, educação, trabalho, brincar, lazer e participação social. O TO as utiliza como recurso terapêutico para prevenir e tratar dificuldades físicas/motoras, sensoriais e psicossociais, que interfiram no desenvolvimento e na independência do cliente/paciente em relação as suas áreas de ocupação.
É utilizado de avaliações padronizadas e especificas para identificar os fatores que interferem e dificultam o desempenho ocupacional e intervenção visando recuperar ou manter as atividades ou ocupações significativas de indivíduos, grupos ou populações.
Em termos mais simples, os terapeutas ocupacionais ajudam as pessoas ao longo da vida a participar nas coisas que desejam e precisam fazer por meio do uso terapêutico das atividades cotidianas (ocupações). As intervenções comuns de terapia ocupacional incluem ajudar pessoas em qualquer fase da vida, ou seja, crianças (publico alvo do espaço ciranda desenvolvimento infantil), adolescentes, adultos ou idosos, com alguma dificuldade, seja ela temporária ou permanente, a participarem de maneira plena em situações sociais, escolares, motoras, sensorias, cognitivas e comportamentais, por exemplo, vestir-se, brincar, alimentação, locomoção, transferência, grafia, gerenciamento financeiro, trabalhar (…) com autonomia e independência, auxiliando na recuperação, desenvolvimento e aprendizado de habilidades, encontrando sempre meios para que as pessoas utilizem o máximo de suas potencialidades.
Você já parou para pensar o quanto é complexo e cheio de etapas as atividades que realizamos diariamente? Não? então observe quantas etapas, sequencias de movimentos, sistemas sensoriais, habilidades cognitivas e sociais que você precisa realizar para desempenhar uma atividade simples, ou que para muitas pessoas parecem ser simples, como por exemplo, escovar os dentes ou se alimentar.
Os serviços de terapia ocupacional geralmente incluem:
- Uma avaliação individualizada e definição de objetivos a serem trabalhados;
- Intervenção personalizada para desenvolver, aperfeiçoar ou recuperar habilidades;
- Avaliação de resultados;
- Orientação e capacitação de pais e escola.
Os serviços de terapia ocupacional podem incluir avaliações abrangentes da casa do paciente e de outros ambientes (por exemplo, escola), sendo realizadas, caso necessário, recomendações para equipamentos adaptativos e treinamento dos familiares, cuidadores, professores, entre outros, para seu uso. Os profissionais de terapia ocupacional têm uma perspectiva holística, em que o individuo é considerado como um todo, assim como o contexto em que está inserido, sendo considerado caso necessário, adaptação de recursos, materiais e do ambiente para se adequar à pessoa, sendo a pessoa/cliente/paciente é parte integrante ativa da equipe.
Onde encontrar
Aqui no Espaço Ciranda possuímos um ambiente preparado para ajudar a melhorar a qualidade de vida das crianças. Podemos ajudar com:
- Habilidades motoras globais e finas;
- Habilidades visuais-perceptivas;
- Habilidades cognitivas;
- Desempenho ocupacional;
- Problemas de processamento sensorial.
Ajudaremos seu filho a ser capaz de participar das atividades que deseja ou precisa fazer no dia a dia. Isso pode significar uma ampla gama de atividades, desde ensinar seu filho a escovar os dentes ou aprender a brincar e interagir com outras crianças. Nosso objetivo é ajudar seu filho a se tornar o mais independente e autônomo possível.
Agende uma visita e avaliação clicando aqui ou no botão abaixo.